Imprimir

Fechar

Imagem divisoria

Dia 8 - Planejado para agradar a Deus


     Você foi planejado para agradar a Deus.


      No instante em que você chegou a este mundo, Deus, lá do céu, como testemunha invisível, sorria ao assistir seu nascimento. Ele quis que você existisse, e sua chegada lhe deu enorme prazer. Deus não precisava criar você, mas decidiu criá-lo para satisfação Dele. Você existe para benefício, glória, propósito e prazer de Deus.

      Dar satisfação e viver para o prazer de Deus é o primeiro propósito da sua vida. Quando você entender plenamente essa verdade, jamais voltará a se sentir insignificante, pois isso prova o valor que tem. 

      Você é um filho de Deus e proporciona prazer ao coração Dele, mais que qualquer outra criatura. A Bíblia diz: “Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade” (Efésios 1.5).

     Com frequência esquecemos que Deus também tem emoções, Ele possui sentimentos intensos. A Bíblia diz que Deus sofre, fica enciumado e encolerizado, sente compaixão, piedade, tristeza e comiseração, bem como alegria, regozijo e satisfação. Deus ama, sente prazer, exulta, desfruta e até mesmo ri! (Genesis 6.6; êxodo 20.5; Deuteronômio 32.36; Juízes 2.20; 1 Reis 10.9; 1 Crônicas 16.27; Salmos 2.4; 5.5; 18.19; 35.27; 37.23; 103.13; 104.31; Ezequiel 5.13; João 4.16).

 

 Dar prazer a Deus é o que se chama “adorar”


      A Bíblia diz: “ O Senhor se agrada somente daqueles que o adoram e confiam em seu amor” (Salmos 147.11).

     Qualquer atitude sua que agrade a Deus é um ato de adoração.

     Você talvez vincule a palavra “adoração” a cultos na igreja em que haja cânticos, orações e pregações. Ou visualize um cerimonial com velas e ceia. Ou imagine curas, milagres e experiências arrebatadoras. A adoração pode incluir esses elementos, porém vai muito além dessas manifestações. Adorar é um estilo de vida.


  • Adoração é muito mais que música


      Para muitos, adorar é apenas sinônimo de música. eles dizem: “ Em nossa igreja, temos primeiro a adoração e depois a pregação”. Esse é um grande mal-entendido. Todos os momentos do culto são um ato de adoração: a oração, a leitura da Bíblia, os cânticos, a confissão de pecados, o silêncio, o ato de ouvir a pregação, fazer anotações para estudo posterior, ofertar, o batismo, a ceia, assinar um cartão de compromisso e até mesmo cumprimentar outros adoradores.

     A adoração não tem nenhuma relação com estilo musical, volume ou andamento da música. Deus ama todos os tipos de música porque Ele inventou todas elas - rápidas e lentas, altas e suaves, antigas e modernas. É provável que você não goste de todas, mas Deus sim! Se são oferecidas ao Senhor em espírito e em verdade, então são um ato de adoração.

     Para ser sincero, o estilo musical que você prefere diz muito sobre você -  sua formação e personalidade - do que sobre Deus. O som de um grupo étnico pode soar como um barulho para outro grupo. Mas Deus gosta da variedade e aprecia todos os estilos.

     É a letra que torna uma canção sagrada e não a melodia.  Se eu tocasse para você uma canção se a letra, não haveria como saber se é ou não uma canção “cristã”.


  • A adoração não é para benefício próprio


     Como pastor recebo bilhetes dizendo: “ Amei a adoração de hoje. Foi muito bom para mim”. Esse é outro mal-entendido a respeito da adoração. Ela não é para nosso benefício. Quando adoramos, nosso objetivo é agradar a Deus, não a nós mesmos.

     O coração de Deus não é tocado por uma adoração meramente tradicional, mas por paixão e compromisso. 


  • A adoração não é parte de sua vida: é sua vida

     Adoração a Deus não se limita aos cultos na igreja, pois nos foi dito: “Estejam sempre na sua presença” (Salmos 105.4) e: “ Cantem glórias e louvem ao Senhor desde o nascer do sol até o pôr do sol” (Salmos 113.3). Na Bíblia, as pessoas louvavam a Deus no trabalho, em casa, na batalha, na prisão e até mesmo na cama! Louvar deve ser sua primeira atividade, assim que abrir os olhos pela manhã, e sua última atividade, ao fechá-los à noite (Salmos 5.3; 63.6; 119.62, 147). Davi disse: “ Eu darei graças ao Senhor o tempo todo. Minha boca sempre o louvará” (Salmos 34.1).

     Cada atividade pode ser transformada em um ato de adoração, quando realizada para louvar, glorificar e agradar a Deus.  A Bíblia diz: “Assim, quer vocês comam, bebam, ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31).

     Como é possível fazer tudo para a glória de Deus? Fazendo tudo como se estivesse fazendo para Jesus e mantendo uma conversa contínua com Ele durante a atividade.

     Este é o segredo de um estilo de vida em adoração: fazer todas as coisas como se fossem para Jesus. O trabalho torna-se adoração quando você o dedica a Deus e o realiza consciente de sua presença.       

                                     


A verdadeira adoração consiste nisso: Apaixonar-se por Jesus!


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pensando sobre Meu Propósito de Vida


- Tema para reflexão: Fui planejado para agradar a Deus.


- Versículo para memorizar: “ O Senhor está contente com o seu povo” (Salmos 149.4a).


- Pergunta para meditar: Que tarefa simples eu poderia começar a fazer como se fosse diretamente para Jesus?”


-------------------------------------------------------------------------------------------------


Oração


     “Pai, que a partir de hoje, todas as atividades que viermos a fazer, possamos fazer como se fosse para o Senhor. Que possamos Te adorar nas tarefas mais simples do dia-a-dia, seja lavando louça, lavando o carro, tomando banho ou enquanto partilhamos nosso almoço com a família ou amigos. Que hoje possamos tomar a decisão de Te adorar com a nossa vida. Que em tudo o que fizermos, o Senhor seja honrado e glorificado em nossas vidas. Que as nossas atitudes sejam exemplos para nossos irmãos que ainda não Te conhecem de verdade. Fica sempre conosco, Pai. Que a cada dia possamos nos apaixonar mais e mais por Jesus! Amém.”

 






Data: 25-04-2025 12:04
Autor: Extraído do Livro de Rick Warren

logo principal
Imagem Contato

Siga-nos