

Dia 5 - Enxergando a Vida do ponto de vista de Deus
Nós não vemos as coisas como são, mas como nós somos”.
(Anais Nin)
Sua vida é formada como você a enxerga.
Como você define sua vida, determina seu destino. A perspectiva irá influenciar a maneira pela qual você investe tempo, gasta o dinheiro, usa os talentos e valoriza os relacionamentos.
Uma das melhores maneiras de compreender as pessoas é perguntando-lhes: “ Como você vê a vida?”. As pessoas dizem “ A vida é um carrossel: às vezes você está em cima, às vezes embaixo, e algumas vezes você fica apenas dando voltas”, ou “ A vida é uma bicicleta com dez marchas, com engrenagens que nunca usamos”, etc.
Se eu perguntasse como você imagina a vida, que imagem lhe viria à mente? Essa imagem é sua metáfora de vida. É assim que você a enxerga. É sua descrição de como funciona a vida e o que você espera dela. Essas “metáforas de vida” são, geralmente, expressadas por meio de tatuagens, roupas, jóias, carros e até mesmo por penteados ou adesivos.
Essa metáfora de vida influencia mais do que você imagina. Ela determina esperanças, valores, relacionamentos e prioridades. Por exemplo: Se você vê a vida como uma corrida, certamente valorizará a velocidade e provavelmente viverá apressado a maior parte do tempo.
Qual a sua visão da vida? Você pode estar fundamentando a vida numa metáfora defeituosa. Para cumprir os propósitos para os quais Deus o criou, será necessário desafiar a sabedoria popular e substituí-la por metáforas Bíblicas da vida.
A Bíblia oferece três metáforas que nos ensinam a visão que Deus tem da vida: a vida é um teste, é uma incumbência de confiança e é uma atribuição temporária. Estudaremos os dois primeiros neste dia e o terceiro no próximo.
- A vida na Terra é um teste
Essa metáfora da vida é relatada em toda a Bíblia. Deus continuamente prova as pessoas quanto ao caráter, à fé, à obediência, ao amor, à honestidade e à lealdade. Deus provou Abraão ao lhe pedir que oferecesse seu filho Isaque. Deus provou Jacó , quando este precisou trabalhar sete anos extras para obter Raquel como esposa.
Adão e Eva foram reprovados no teste do Jardim do Éden. Mas a Bíblia também nos dá muitos exemplos de pessoas que foram aprovadas em importantes provas, como José, Rute, Ester e Daniel.
Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter da pessoa, e toda a vida é um teste. Você está constantemente sendo testado. Deus observa sua reação às pessoas, aos problemas, ao sucesso, aos conflitos, às enfermidades, às decepções e até mesmo ao clima. Ele até observa a mais simples ação, como quando você abre a porta para alguém, pega o lixo que foi jogado no chão ou quando é educado com um balconista ou com uma garçonete.
Um teste muito importante diz respeito à sua atitude quando você não consegue sentir a presença de Deus. Às vezes, Deus se retira intencionalmente, e não sentimos mais a sua proximidade. Um rei chamado Ezequias passou por este teste. A Bíblia diz: “ Deus desamparou Ezequias, para prová-lo e para saber o que realmente havia em seu coração”. (2 Crônicas 32.31 b). Ezequias desfrutava íntima comunhão com Deus, mas num momento crucial de sua vida o Senhor o deixou só, a fim de testar seu caráter, revelar uma fraqueza e prepará-lo para uma responsabilidade maior.
Alguns testes parecem pesados demais, enquanto outros não são sequer perceptíveis, mas todos têm implicações eternas.
A boa notícia é que Deus quer que você seja aprovado nos testes da vida, por isso jamais permitirá que você enfrente testes maiores que a graça que Ele lhe concedeu para lidar com eles. A Bíblia diz: “Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças para vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” (I Coríntios 10:13 NLT).
- A vida na Terra é um cargo de confiança - um ato de fé
Essa é a segunda metáfora bíblica da vida.Nosso tempo nesse mundo, bem como a inteligência, as oportunidades, os relacionamentos e os recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administrarmos. Somos administradores de tudo quanto Deus nos dá.
De fato, jamais possuímos coisa alguma durante nosso breve período de vida. Deus apenas nos empresta a Terra enquanto estamos aqui. Ela já era propriedade de Deus antes que você chegasse, e Ele irá emprestá-la a outra pessoa depois que você morrer. Tudo o que você pode fazer é desfrutá-la por algum tempo.
A primeira tarefa que Deus deu aos humanos foi administrar e cuidar das “coisas” Dele. Tudo o que desfrutamos deve ser tratado como uma responsabilidade que Deus nos pôs nas mãos.
Ao final de sua vida, você será avaliado e recompensado conforme seu desempenho ao lidar com o que Deus lhe confiou, assim como na parábola dos talentos, descrita em Mateus 25.14-30. Tudo o que você faz, mesmo uma simples tarefa diária, tem implicações eternas.
Deus observa como usamos o dinheiro para avaliar se somos confiáveis. Em Lucas 16.11. diz: “Se vocês forem indignos de confiança em relação às riquezas deste mundo, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas celestiais?”.
A vida é um teste e um cargo de confiança. e, quanto mais Deus lhe dá, mais responsável Ele espera que você seja.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pensando sobre Meu Propósito de Vida
- Tema para reflexão: A vida é um teste e um cargo de confiança.
- Versículo para memorizar: “Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes” (Lucas 16.10 a).
- Pergunta para meditar: O que me aconteceu recentemente que agora percebo ter sido um teste de Deus? Quais as tarefas mais importantes que Deus me confiou?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oração
“Papai querido, te peço discernimento para ver todos os testes que o Senhor coloca em minha vida. Sei que o Senhor não dá um teste maior do que conseguimos suportar, mas neste momento me dá forças para superar todas as minhas provações para que eu possa sair aprovada, para que eu possa, por meio dessas provas, vir a revelar meu coração, minhas verdadeiras intenções e que, na Tua graça, eu consiga corrigi-las para sempre estar debaixo do Teu querer. Obrigado por mais um dia podermos estudar a Tua palavra. Desperta em meu coração o desejo de buscar a Tua presença cada dia mais. Amém!”
@_@
E esse foi nosso quinto encontro :)
Espero que você não apenas leia esse texto, mas medite em tudo o que o autor (Rick Warren) quis abordar.
Lembre-se de responder a pergunta de hoje…
Obrigada pela companhia e até o próximo devocional.
Bjos,
Rosilene
Data: 27-03-2025 12:03
Autor: Extraído do Livro de Rick Warren

