


Dia 1 - Tudo Começa com Deus
Você não é o foco. O propósito de sua vida é muito maior que a realização pessoal, a paz de espírito ou mesmo a felicidade. É muito maior que a família, a carreira ou mesmo os mais ousados sonhos e ambições. Se você quiser saber porque foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus. Você nasceu por um propósito dele e para cumprir o propósito Dele.
A procura pelo propósito da vida tem intrigado o ser humano há milhares de anos. Isso porque normalmente erramos já no ponto de partida - nós mesmos. Fazemos perguntas egocêntricas como: “O que quero ser? O que devo fazer com minha vida? Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para meu futuro?”. Concentrar tudo em nós mesmos, porém, jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: “A vida de todas as criaturas está nas mãos de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida”. (Jó 12:10 NTLH).
Ao contrário do que afirmam livros conceituados, filmes e seminários, você não descobrirá o sentido da vida olhando dentro de você mesmo. É provável que já tenha tentado isso, mas você não criou você mesmo, logo não pode dizer para que foi criado! Se eu lhe entregar uma invenção totalmente desconhecida, você não saberá para que serve e nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer. Somente o inventor ou o manual do fabricante poderiam atestar sua utilidade.
Certa vez, fiquei perdido nas montanhas. Quando parei para perguntar como chegar ao acampamento, disseram-me: “Não existe acesso por aqui. Você precisa ir pelo outro lado da montanha!”. Da mesma forma você não pode chegar ao propósito de sua vida concentrando-se em você mesmo. Deve começar com Deus, seu criador. Você só existe porque o Senhor deseja que você exista. Você foi feito por Deus e para ele, e, até que compreenda isso, a vida jamais fará sentido. Somente em Deus descobrimos nossas origem, nossa identidade, nosso significado, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.
Muitos tentam usar Deus para sua autorrealização, mas isso é contrário à natureza e resultará em fracasso. Você foi feito por Deus; não o contrário. Viver quer dizer deixar Deus usá-lo para os propósitos Dele; não é você quem usa Deus para propósitos particulares. A Bíblia diz: “Ficar obcecado consigo mesmo nessa questão é entrar num beco sem saída. Quem olha para Deus é levado para um campo aberto, a uma vida livre, espaçosa” (Rm 8:6 AM).
Já li muitos livros que sugerem maneiras de descobrir o propósito de vida. Todos poderiam ser classificados com livros de “autoajuda”, pois abordam o assunto de uma perspectiva egocêntrica. Livros de autoajuda, até mesmo os cristãos, normalmente propõem os mesmos passos previsíveis para encontrar o propósito para a vida: Dê importância aos seus sonhos. Defina claramente seus valores. Estabeleça metas. Descubra suas habilidades. Almeje grandes realizações. Vá à luta! Seja disciplinado. Acredite em você mesmo. Envolva outras pessoas. Não desista jamais.
É lógico que essas recomendações frequentemente levam a grandes êxitos. Pode-se em geral ser bem-sucedido ao alcançar um alvo, se houver concentração para o fim proposto. Mas ser bem-sucedido e cumprir o propósito de vida são coisas absolutamente distintas! Você pode alcançar seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim estar distante dos propósitos para os quais Deus o criou. Você precisa de algo mais que conselhos de autoajuda. A Bíblia diz: “Autoajuda não é ajuda, de jeito nenhum. O autossacrifício é o caminho - o meu caminho - para que vocês descubram sua verdadeira identidade” (MT 16:25 AM).
Este não é um livro de autoajuda. Não ensina a achar a carreira correta, a realizar sonhos ou planejar a vida. Não ensina a encaixar mais uma atividade em uma agenda lotada. Na verdade, ensina fazer menos na vida - concentrando-se no que mais importa. Ele vai ajudá-lo a se tornar o que Deus pretenda fazer de você ao criá-lo.
Então, como descobrir o propósito para o qual você foi criado? Você só tem duas opções. A primeira é a especulação - a preferida pela maioria das pessoas. Elas conjecturam, supõem, teorizam. Quando dizem:”Sempre pensei que a vida fosse…”, querem dizer: “Esse é o melhor palpite que posso dar”.
Há milhares de anos, filósofos brilhantes discutem e ponderam sobre o significado da vida. A Filosofia é uma área importante do conhecimento e tem sua utilidade, mas, quando tenta determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos está apenas fazendo suposições.
O Dr. Hugh Moorhead, professor de Filosofia na Northeastern Illinois University, escreveu certa vez para 250 dos mais conhecidos filósofos, cientistas, escritores e intelectuais do mundo perguntando: “Qual é o sentido da vida?”. Tempos depois, publicou as respostas em um livro. Alguns deram seus melhores palpites, outros admitiram apenas ter inventado um propósito para a vida, outros ainda foram honestos o bastante para dizer que não tinham a menor ideia. Na verdade, vários intelectuais de renome pediram ao professor Moorhead que lhes respondesse, caso descobrisse o propósito de vida!
Felizmente, há uma alternativa à especulação sobre o significado e o propósito de vida. Trata-se da revelação. Podemos recorrer ao Deus que revelou sobre a vida em Sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor. Descobrir o propósito de sua vida funciona da mesma maneira: pergunte a Deus.
O Senhor não nos deixou às cegas pra ficarmos nos questionando e conjecturando. Ele claramente revela, nas páginas da bíblia, os cinco propósitos que tem para nossa vida. É o nosso “manual do proprietário”, que explica porque estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro. Ele explica o que nenhum livro de autoajuda ou de filosofia pode saber. A Bíblia diz: “A sabedoria de Deus é algo misterioso que encerra a profundidade de seus propósitos. Nada tem de vaga e superficial. Ela não é uma nova mensagem: é a mais antiga - o que Deus determinou como forma de produzir o melhor dele em nós, muito antes que entrássemos em cena” (I Co 2:6 AM).
Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir seu propósito de vida, você deve recorrer à Palavra de Deus; não à sabedoria do mundo. Edifique a vida sobre verdades eternas; não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso.
A Bíblia diz: “Muito antes que ele estabelecesse os fundamentos da terra, ele já pensava em nós e nos escolheu como alvos do seu amor, para nos fazer completos e santos por meio desse amor. Há muito tempo ele decidiu nos adotar em sua família, por meio de Jesus Cristo. (E que prazer ele teve em planejar tudo isso!). Foi por sua vontade que agora participamos da celebração desse presente dado por seu filho amado, totalmente de graça” (Ef 1:4-6 AM). Esse texto apresenta três critérios para nosso propósito:
- Você descobre sua identidade e propósito no relacionamento com Jesus Cristo. (Se você ainda não vive esse relacionamento, explicarei mais adiante como iniciá-lo).
- Deus já pensava em você muito antes de você pensar a respeito Dele. O propósito determinado por Ele para a sua vida é anterior à sua concepção. Ele planejou isso antes que você existisse e sem sua contribuição! Você pode escolher carreira, cônjuge, passatempos e muitas coisas na vida, mas não pode escolher seu propósito.
- Seu propósito de vida encaixa-se em outro propósito muito maior e cósmico, que Deus planejou para a eternidade. É disso que trata esse livro.
Andrei Bitov, romancista russo, cresceu em um regime ateísta e comunista. Mas Deus atraiu sua atenção num dia terrível. Ele recorda: ”Aos 27 anos de idade, enquanto estava no metrô de Leningrado (agora São Petersburgo), fui dominado por um desespero tão intenso que a vida pareceu parar de vez, aproximando-se completamente do futuro e não deixando nenhum significado. De repente uma frase apareceu por si só:”Sem Deus, a vida não faz sentido”. Martelando-a, assombrado, na minha cabeça, saí do metrô e caminhei em direção à luz de Deus”. Você deve ter se sentido perdido a respeito de seu propósito na vida. Parabéns! Você está prestes a caminhar para a luz.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pensando sobre Meu Propósito de Vida
- Tema para reflexão: Eu não sou o foco.
- Versículo para memorizar: “Pois tudo, absolutamente tudo, acima e abaixo, visível e invisível (...) - tudo começou nele e nele encontra o propósito” (Colossenses 1:16 Am).
- Pergunta para meditar: Apesar de todos os argumentos ao meu redor, como posso me lembrar de que a vida é na verdade viver para Deus, mas não para mim mesmo?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Data: 19-02-2025 13:02
Autor: By Rick Warren (Postado por Nene)

